Já é possível fazer o download do guia do participant

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (30) o manual de redação do Enem 2012. O documento “A redação no Enem 2012 – Guia do participante” foi apresentado pelo ministro Aloízio Mercadante e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, em uma coletiva de imprensa nesta tarde.

O manual explica a nova forma de correção da prova e dá exemplos de redações modelo comentadas. Foram selecionados textos que receberam a nota máxima (1.000 pontos) no Enem 2011. De acordo com o Inep, considera-se que seus autores “desenvolveram o tema de acordo com as exigências do texto dissertativo-argumentativo” e demonstraram “domínio da norma culta de língua escrita”. O anúncio da criação do documento foi feito em maio, ocasião em que o ministro revelou o novo método de correção da redação.

Feras!! Olhem a importância da norma culta, de se manter as regras durante a escrita da redação, principalmente no momento de defenderem a visão de vocês diante da temática.

PARA FAZER O DOWNLOAD CLIQUE AQUI

  A principal mudança instituída pelo MEC neste ano se refere à discrepância entre estas duas notas e vale tanto para a nota final quanto para a nota de qualquer uma das competências. Pelo manual, uma discrepância acontece quando as notas finais dos avaliadores diferirem entre si em mais de 200 pontos –no ano passado, essa divergência era de 300 pontos–, ou quando as notas por competência diferirem em mais de 80 pontos.

Para solucionar a divergência, um terceiro avaliador será convocado para corrigir a redação, e sua nota será considerada final. Esse procedimento também já era praticado nas edições anteriores. Porém, se esta terceira pontuação continuar discrepante em relação às demais, uma banca composta por três examinadores atribuirá a nota final.

Fonte: INEP, G1, GUIA DO ESTUDANTE