Tags

, ,

A sanguessuga é um verme que produz a hirudina, substância que impede a coagulação do sangue. Por causadessa propriedade, as sanguessugas são usadas pela medicina, desde o Império Romano, para provocar sangrias. O gene produtor da hirudina foi isolado e introduzido no genoma de Carthamus Tinctorius, uma planta oleaginosa. A planta transgênica obtida passou a produzir a hirudina.

A heparina é um anticoagulante usado no tratamento das tromboses (formação de coágulos sangüíneos). O fato é que essa substância provoca alergia em muitospacientes. A vantagem da hirudina consiste em não causar alergia às pessoas.

 Carthamus Tinctorius

 

Quadro que caiu no vestibular da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) em uma pergunta que pedia ao candidato para relacionar tecidos e sistema imunológico.

 Comentário Prof. Lucilo Campos:

Pessoal, em relação à última figura, a pergunta do vestibular pedia para você relacionar o quadro com um tecido conjuntivo do nosso corpo e um sistema. Várias palavras do quadro nos levariam ao tecido conjuntivo sanguíneo, ex.: plaquetas, endovenosa, intra-arterial. Para o sistema era só observar a IgG, um tipo de anticorpo, referindo-se ao nosso sistema imunológico.

 Fontes:

http://biolopes.blogspot.com.br/2012/02/planta-transgenica-produz-hirudina.html

http://www.curso-objetivo.br/vestibular/roteiro_estudos/novidades_biologia.aspx