Tags

, ,

Geógrafo é o profissional que estuda a sociedade humana em sua relação com o espaço natural. 29 de maio é o Dia do Geógrafo. No Brasil, a profissão foi regulamentada por lei nos anos 1970. Porém, a geografia é considerada uma das mais antigas disciplinas acadêmicas da história da humanidade. Os estudos geográficos remontam à Grécia antiga.

 Como em diversas áreas da ciência, o nome de Aristóteles inscreve-se entre o dos pioneiros da geografia. No entanto, foi Estrabão (cerca de 63 a.C.-24 d.C.) quem registrou de maneira mais extensa o conhecimento geográfico da Antiguidade clássica, descrevendo locais e povos que conheceu em suas viagens.

 Atualmente, a geografia já está consolidada como uma disciplina científica, que tem um objeto de estudo determinado, que se subdivide em áreas específicas e que conta com a colaboração de outras disciplinas para o seu desenvolvimento, entre quais destaca-se a estatística.

 Entre os órgãos governamentais brasileiros relacionados aos estudos geográficos é uma referência obrigatória o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se de uma fundação pública da administração federal criada em 1934 (o nome atual data de 1938).

Profissão Geógrafo

A profissão começou com os chineses, que foram os pioneiros na organização de dados geográficos sobre a região onde vivem.

Atualmente, para a formação em Geografia, pode-se optar por alguns caminhos: a Licenciatura, o Bacharelado ou ambos. Escolhendo Licenciatura, atuará no ensino fundamental e médio. Seguindo para uma maior formação acadêmica, mestrado e doutorado, poderá lecionar em cursos a nível superior e também ser pesquisador. Optando pelo Bacharelado, poderá atuar como profissional geógrafo em empresas públicas e privadas, Prefeituras, Secretarias de Estado, por exemplo, ou também como autônomo. Em 1979, a profissão de geógrafo foi regulamentada (Lei no 6664); para exercê-la, é preciso ter bacharelado e registro no CREA.

O objeto de estudo da Geografia é – como nas demais ciências humanas – a sociedade e sua organização espacial, que é resultante das relações sociais que vão se desenvolvendo ao longo da história, transformando a natureza. A natureza, por sua vez, transformada pelo trabalho social, é detectada como um espaço geográfico.

O trabalho desenvolvido pelo geógrafo requer um conhecimento sólido da natureza, por meio do estudo dos aspectos que influem de forma direta no dia-a-dia das sociedades e em sua organização espacial, suas inter-relações, bem como um conhecimento apurado dos aspectos estruturais da sociedade e de como ela se apropria da natureza.

Além disso, o mercado de trabalho foi ampliado devido à necessidade desse profissional nos planos diretores do município, nas comissões de meio-ambiente, sem falar que os problemas urbanos e as mudanças no espaço mundial vêm solicitando a presença de geógrafos em cursos, palestras, debates e outros eventos. Estudar os aspectos físicos da Terra, analisar dados sociais e econômicos de uma população, estudar os ecossistemas, prevenir impactos ambientais e levantar informações sobre solo, relevo, recursos hídricos, vegetação, clima são outras possibilidades de atuação do geógrafo.

Parabenizamos assim, o nosso geógrafo Edmário Menezes pelo seu dia!

      Equipe Esquadrão.

Fonte: http://www.maisfm.org.br/brasil/11542-29-de-maio-e-o-dia-do-geografo

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/geografo/profissao.html