Tags

, , , ,

Olá Feras! Amanhã começam as inscrições para a prova do ENEM e as polêmicas já começaram devido as mudanças na coreeção da prova de redação. Mas, é preciso que você se preocupe menos com a parte burocrática e se preocupe mais com os estudos, as leituras e a sua escrita.

Para ajudar aqueles que estão se preparando para o próximo Enem ou os que ainda não se conformaram com suas notas na última prova, o iGelaborou um teste que avalia textos de acordo com os mesmos critérios utilizados no Enem. Com tanta polêmica sobre a correção, estaremos divulgando a mesma, para que você possa analisar como anda seu desempenho.

Segundo um manual distribuído pelo Ministério da Educação (MEC) aos corretores da redação do Enem 2011 a que o iG teve acesso, são testadas cinco competências:

1 -“Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita”;

2 – “Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”;

3 –“Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”;

4 – “Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação”;

5 – “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”.

Para cada uma delas,  existem 5 níveis possíveis que um candidato pode atingir, cada um valendo 200 pontos. Por exemplo, na primeira competência o aluno pode receber zero se o domínio da língua padrão estiver ausente, 200 se for baixo, 400 para mediano, 600 com nível bom, 800 se tiver muito bom e 1000 com domínio considerado excelente. O processo se repete para as outras competências. Ao final, somam-se as cinco notas e divide-se o total por cinco até chegar a uma média que vai de 0 a 1000 pontos.

É importante lembrar que existem quatro critérios que zeram a nota de um candidato do Enem: texto em branco, com até 7 linhas, com intenção clara do autor em anular a redação ou cuja argumentação não respeite os direitos humanos e fuga ao tema proposto.

Faça o teste observando sua redação ou peça para algum professor avaliar o texto e descubra a sua nota. Pelas alternativas é possível entender o que é exigido em cada uma das competências.

Clique na imagem abaixo e siga as orientações informadas.

Fonte: Portal IG