Tags

, , ,

Há algumas siglas latinas que se costuma encontrar em textos e artigos. Muitas destas siglas são facilmente encontradas em textos acadêmicos e em livros técnicos e, muita gente não sabe o significado ou compreende-o de forma equivacada. Deste modo, este post visa informar o significado e o uso de cada uma delas.

Antes de apresentar as siglas, só cabe dizer que há muitas outras. Caso o leitor queira se aprofundar no assunto, sugerimos a leitura da página Só Leis.

A tabela a seguir apresenta, do lado esquerdo, a sigla, com a expressão que ela representa entre parênteses. Ao centro, há o significado da sigla e à direita, observações (caso seja necessário) e um exemplo de uso para a sigla em questão.

Sigla

Significado

Observações/Exemplo

A.D. (Anno Domini)

Ano do Senhor

É uma   designação usada nos calendários Juliano e Gregoriano para o número de anos   após o nascimento de cristo. Exemplo: 1984 A.D.
A.M.   (Ante Meridiem)

Antes do Meio Dia

É uma   convenção usada em relógios de 12 horas, para indicar o período que antecede   o meio dia. Exemplo: São 10:19 A.M.
cf.   (confer)

Compare

Costuma   ser usado para indicar que o leitor deve comparar duas referências   bibliográficas. Exemplo: Os resultados foram similares, ainda que várias   técnicas tenham sido usadas (cf. Tanenbaum, 1999 e Djiskstra, 2000).
et al.   (et alii)

e outros

Também   pode significar “e outras coisas” (et alia) ou “e   outros lugares” (et alibi). É bastante usado em referências   bibliográficas. Exemplo: Estes resultados estão de acordo com aqueles obtidos   por Tanenbaum et al. (1999).
etc.   (et cetera)

“e outros”, “e outras coisas”   ou “e o resto”

Muitas   pessoas adicionam um “e” antes de etc., o que pode ser   considerado errado por alguns professores da língua portuguesa, visto que o   et de et cetera já significa e. Exemplo: Consultou os grandes nomes da   computação: Tanenbaum, Knuth, Djiskstra etc.
e.g.   (exempli gratia)

por exemplo

O uso   de etc. com e.g. pode ser evitado, uma vez que e.g. dá a   idéia de uma lista finita. Exemplo: Consultou os grandes nomes da computação,   e.g., Tanenbaum, Knuth e Djikstra.
i.a.   (inter alia)

entre outras coisas

Exemplo:   Tanembaum, autor de vários livros (i.a., Redes de Computadores), é professor   de Ciência da Computação.
i.e.   (id est)

“isto é”, “ou seja” ou   “em outras palavras”

É   comumente confundido com e.g., mas possui um conceito diferente.   Exemplo: Python nos permite a criação de atributos escondidos dentro da   classe, i.e., atributos privados.
P.M.   (Post Meridien)

Após o Meio Dia

Exemplo:   São 17:07 P.M.
P.S.   (Post Scriptum)

Pós Escrito

É usado   em textos, para adicionar novo conteúdo, sem alterar o que já foi escrito.   Exemplo: P.S.: Lembre-se de estudar Python!
R.I.P. (Requiescat in Pace)

Descanse em paz

Costuma   ser usado em lápides ou quando se cita um ser querido que morreu. Exemplo:   R.I.P., Ayrton Senna.
Vs.   (Versus)

Contra

Exemplo:   Linux vs. OS X

Fonte:

http://pipeless.blogspot.com.br/2008/12/siglas-latinas.html

http://www.soleis.adv.br/expressoeslatinas.htm