Tags

, , , , ,

Comemora-se hoje, 18 de Maio, o Dia Internacional dos Museus, instituído pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus – organismo da UNESCO).

O ICOM, que desde 1946 representa os museus e os profissionais de museus, congrega cerca de 28 mil profissionais e dois mil museus, integrando 31 comités internacionais.

Instituído em 1977, o Dia Internacional dos Museus adota em cada ano uma temática ou um lema específico, visando assim conferir um sentido universal às comemorações que, nos diferentes países e sob as mais diversas abordagens, reúnem públicos habituais de museus com novos visitantes e participantes ocasionais.

Neste ano de 2012, o tema proposto pelo ICOM para as comemorações do 18 de Maio é “Museus num mundo de mudança: Novos Desafios, Novas Inspirações”.

Para saudar a data, estão a ser realizadas, em várias partes do mundo, atividades de dinamização cultural, que estimulem o conhecimento e a aproximação dos diferentes públicos aos museus.

Recomendamos a visita em alguns espaços em diferentes capitais brasileiras, nas diversas áreas. Não deixe de conferir a programação de sua cidade e também conhecer outros museus, local que a cada visita é uma nova descoberta. No site da ABCMC é possível fazer o download do Guia dos Centros e Museus de Ciências do Páis. Abaixo quatro grandes museus de ciências do país. Não deixe de conferir!

Espaço Ciência (PE) –  O Espaço Ciência, vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, é um centro interativo de divulgação científica, onde o visitante pode explorar o mundo da ciência de forma agradável e divertida. O museu é equipado com centenas de experimentos atraentes em áreas como física, química, biologia, matemática, geografia e história. Seu objetivo é contribuir para o fortalecimento do saber científico, histórico e universalmente acumulado, através do estímulo à curiosidade científica, da popularização de informações significativas de Ciência e Tecnologia, do destaque à cultura e do respeito à natureza. Com uma área de aproximadamente 12 hectares, é o maior ao ar livre da América Latina, recebendo uma média anual de 150 mil visitantes, principalmente estudantes.

Espaço Catavanto Cultural (SP)Neste espaço você pode tocar um meteorito de verdade, encontrar Gandhi em uma escalada, conhecer o corpo humano por dentro, entender como funciona um gerador de energia ou ainda descobrir que o Sol, visto de perto, não é tão redondo como parece quando estamos na praia. Você vai  se surpreender em cada uma das 4 seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. E  entenderá como  é possível  aprender ciência e se divertir ao mesmo tempo.

Seara da Ciência (CE)Espaço de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará, submetido ao gabinete do reitor e vinculado à Pró-reitoria de Extensão. A Seara procura estimular a curiosidade pela ciência, cultura e tecnologia, mostrando suas relações com o cotidiano e promovendo a interdisciplinaridade entre as diversas áreas do conhecimento. Nos laboratórios de pesquisa ou no Salão de Exposição, nos cursos oferecidos ou nas peças de teatro e shows científicos, estudantes e professores de escolas públicas interagem com o mundo do saber, são despertados para a criatividade e se envolvem com a pesquisa. É a nossa contribuição para a melhoria da qualidade do ensino público e popularização da ciência.

Museu de Ciêncai e Tecnologia PUC-RS (RS) – Disseminar conhecimentos sobre ciência e tecnologia, participar ativamente no processo de educação em todos os níveis e atuar na pesquisa científica sobre biodiversidade, paleontologia, arqueologia e conservação, são os principais objetivos do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT-PUCRS). Com uma grande área de exposição pública permanente (mais de 10 mil metros quadrados), onde cerca de 700 equipamentos interativos estão expostos para visitação diária, o Museu apresenta exposições temáticas de nosso cotidiano, abordando questões atuais da sociedade.

Boa diversão e aprendizagem!! Os museus lhe esperam!