Tags

, , , , , ,

Todas têm relação com engenharia, automação e informática.
Expectativa é de que oferta de vagas nestes setores até 2020 seja grande.

Uma pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) feita em 402 indústrias de todo o Brasil revela quais são as profissões do futuro. São nove áreas que terão grande oferta de vagas até 2020. Todas têm relação com engenharia, automação e conhecimentos de informática.

Sã elas: supervisor de transformação em indústria de transformação de plástico, engenheiro de petróleo, técnico em sistema de informação, trabalhador de superfície de metais, engenheiro de mobilidade, técnico em mecatrônica, biotecnologista, engenheiro ambiental e sanitário e desenhista técnico em eletricidade, eletrônica e eletromecânica.

“A perspectiva é mais positiva na área de produção, mas a área de gestão também está bastante intensa”, diz Hilda Alves, gerente de pesquisa da Firjan.

A projeção de crescimento traçada pelas empresas é um cenário que deve se estender até 2020, segundo a pesquisa. Porém, o panorama positivo tem um preço. Para cuidar de tanta automação e tecnologia, o setor industrial nunca esteve quanto exigente em relação à preparação e qualificação dos profissionais.

“Teremos uma trajetória de crescimento construída em cima dessas novas oportunidades, dessa grande mão de obra que o mercado vai continuar colocando”, afirma Daniel Moczydlower, presidente de empresa.

A expectativa é tão boa que até quem ainda dá os primeiros passos no curso técnico já pensa nas oportunidades futuras. “Quero fazer engenharia de automação industrial, me formar em engenheiro e procurar alguma especialização”, diz Heitor Matos, aluno de curso técnico.

Fonte: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/03/pesquisa-mostra-quais-sao-nove-profissoes-do-futuro.html