Tags

, , ,

Olá FERAS!!

Em breve, começarão as aulas, e para quem é ‘terceirão’ já se inicia a preocupação com o vestibular e o ENEM. Em meados de maio de 2011, o MEC publicou em portaria que no ano de 2012, seria realizada duas edições no mês de abril (28 e 29) e a segunda prevista para outubro.

Conforme imagem abaixo:

Fonte: http://portal.inep.gov.br/c/journal/view_article_content?groupId=10157&articleId=72468&version=1.1

Entretanto, segundo informações do próprio Ministro da Educação (MEC), Fernando Haddad, as provas do primeiro semestre de 2012 ainda não estão confirmadas. A decisão se haverá ou não a edição extra do ENEMserá tomada pelo MEC e pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) até o início de fevereiro 2012, devido ao prazo máximo para abertura das inscrições do Enem 2012.

Com a criação do novo modelo do Enem em 2009 e a distribuição de vagaspelo Sisu a partir do primeiro semestre de 2010, o exame passou a substituir os vestibulares únicos aplicados pelas instituições públicas. E por isso a intenção do MEC era a realização do exame duas vezes por ano.

O projeotdo Enem uma vez a cada semestre foi previsto ainda na criação do Novo Enem em 2009 foi adiado, não ocorrendo também nas edições de 2010 e 2011. De acordo com anúncio do próprio Inep, as provas seriam aplicadas em abril e outubro de 2012.

Apesar de afirmações do Ministro da Educação de que o problema da não realização do exame não seja orçamentário, os gastos seriam dispendiosos. A aplicação das provas mobilizaria vários setores, como os Correios, a gráfica responsável pela impressão das provas, polícias militares nos estados, o consórcio responsável pela aplicação do exame e até mesmo a empresa de gestãode risco contratada em 2011 para oferecer suporte de logística na realização das provas.

 

Para maiores informações sobre o Enem visite o site do INEP http://enem.inep.gov.br.