Tags

, , , ,

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no dia 21 de dezembro, o resultado do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), cujas notas são a porta de acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da maioria das instituições federais de ensino superior do país. Os estudantes podem conferir seu desempenho no site: http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/.

 
A consulta às vagas disponíveis na UFRPE e nas outras instituições que utilizam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já pode ser feita pelo site desde a última segunda-feira (26/12). São 108.552 vagas em 95 instituições brasileiras.

A UFRPE oferece 3.240 vagas para as duas entradas/semestres. São 1.960 vagas para os cursos do campus-sede, no Recife; 560 para a Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) e 720 para as graduações da Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST).

As inscrições para a UFRPE e demais unidades de ensino cadastradas vão de 7 a 12 de janeiro, quando os candidatos, após análise dos cursos e vagas disponíveis, selecionarão as graduações desejadas. Tudo será efetuado por meio do site do Sisu: http://sisu.mec.gov.br/.

O Sisu foi o sistema criado pelo MEC, desde 2009, para unificar o processo de seleção de instituições federais de ensino superior, permitindo que o estudante tenha acesso a vagas em diferentes universidades a partir da nota obtida no Enem. O candidato poderá escolher duas opções de curso, indicando a prioridade.

Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas. Durante esse período, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro, e os aprovados deverão fazer matrícula nas instituições de ensino entre os dias 19 e 20 do mesmo mês. Caso não faça a matrícula na primeira opção de curso, o estudante perde a vaga. Aqueles que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos podem participar das chamadas seguintes.

A segunda chamada está prevista para 26 de janeiro, com matrículas entre os dias 30 e 31. Caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizadas para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.

Fonte: http://www.ufrpe.br/noticia_ver.php?idConteudo=10289