Tags

, ,

A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou a concorrência do processo
seletivo 2012, em coletiva realizada nesta terça-feira (08). O curso mais concorrido é o de engenharia civil no campus da Escola Politécnica (Poli), no Recife, com concorrência de 79,28 candidatos por vaga,
seguido por medicina no campus Metropolitano, com 76,17. Administração  (também no metropolitano) ficou em terceiro, com 66,36 candidatos/vaga;  medicina no campus de Garanhuns, no Agreste, é a quarta graduação mais  procurada, com uma concorrência de 49,42 candidatos/vaga.

A professora Isabel Avelar, da comissão do vestibular, afirma que esses  números são fruto da média ponderada entre os alunos inscritos no  vestibular convencional e aqueles que optaram pelo Sistema Seriado de  Avaliação (SSA). Do total de vagas disponíveis no certame deste ano, 20%  foram reservadas para alunos do SSA, o que representa 716 vagas,  enquanto as 2.864 restantes são para aqueles que prestam o vestibular  convencional. “Em 2014, o percentual do SSA sobe para 40%”, lembra o
reitor Carlos Calado.

A concorrência para o SSA apresenta algumas diferenças da média  ponderada e, segundo Isabel, representa a realidade atual do jovem  pernambucano. Engenharia civil na Poli se mantém como primeira colocada,  seguida por administração, engenharia da computação e odontologia. “No  vestibular, temos o acúmulo daqueles que não passaram em outros anos. Já  no SSA, é a realidade de hoje, do jovem que está terminando o 3º ano”, explica a professora. “A demanda no estado por esses cursos aumenta a responsabilidade da universidade de oferecer uma formação de qualidade para esses jovens”, acrescenta o reitor.

Como é permitido para quem opta pelo SSA fazer também a prova tradicional – em caso de aprovação nas duas seleções, o aluno tem que optar por uma das vagas -, existe ainda um outro perfil de concorrência na prova da UPE. Das vagas do vestibular tradicional, em que os alunos que fizeram o SSA também podem participar, medicina (Metropolitano) aparece como curso mais concorrido, seguido por engenharia civil (Poli) e medicina (Garanhuns).

Neste ano, o total de inscrições para o SSA 3 foi de 10.425 pessoas, enquanto 39.346 optaram pelo vestibular convencional. Somados aos inscritos nos dois primeiros módulos do SSA, o total de inscritos é de 86.863 pessoas – dessas, 22% tiveram isenção na taxa de inscrição.

Provas

O fera precisa ficar atento às instruções para os dias de prova. Ele deve imprimir o cartão de identificação no site da instituição  e levá-lo, junto com um documento de identificação com foto – lembrando  que carteira de estudante não serve. Além disso, a UPE manteve a proibição de entrar com celulares. “Quem trouxer, vai ter que deixar do lado de fora com alguém”, alerta a professora. Quem for flagrado com qualquer aparelho eletrônico dentro da sala de aula será automaticamente desclassificado. 

As provas do SSA acontecem nos dias 13 e 14 de novembro (para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio) e 20 e 21 de novembro (para quem está cursando o 3º ano). O vestibular tradicional acontece nos dias 4, 5 e 6 de dezembro.

Fonte:http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2011/11/engenharia-civil-e-o-curso-mais-concorrido-do-vestibular-da-upe.html