Tags

, , , ,

Olá FEras!!

Você pode acompanhar em nosso blog as questões que cairam na prova do ENEM e foram abordadas em nossos aulões no ano de 2011. Hoje vamos comentar os assuntos de Biologia, com o Profº Lucilo Campos.

O assunto abordado no 1º 2 º aulão 2011, em Biologia, foi sobre Ecologia, e dentre os assuntos foi explorado as relações entre os seres vivos, como no slide abaixo,

E foi perguntado na prova do ENEM 2011 a relação entre os seres envolvidos em uma charge, vejamos (PROVA AMARELA):

Gabarito: C. O TIGRE EM RELAÇÃO ECOLOGIA CITADA NA QUESTÃO POSSUI A FUNÇÃO DE CONSUMIDOR PRIMARIO POR SE ALIMENTAR DO HOMEM QUE É CONSUMIDOR PRIMARIO,  JÁ O ABUTRE É CONSUMIDOR TERCIáRIO.

Outra questão que caiu no ENEM 2011 e o assunto foi falado nos nossos aulões foi sobre as relações interespercíficas (entre espécies diferentes) desarmônicas, que podem ser classificadas como o predatismo, quando as populações de uma das espécies obtêm o alimento ou satisfazem sua necessidade, com prejuízo para a outra espécie, isto foi perguntado na questão 83 (PROVA AMARELA).

Gabarito: D. A relação entre o macho e a fêmea do gênero Photuris e o macho do gênero Photinus, é um exemplo de predatismo.

Em breve, postaremos mais questões Feras!!