Tags

, , ,

Olá FERAS!!

E chega o dia mais esperado do ano, a PROVA DO ENEM, que acontecerá neste sábado (22) e domingo (23).

O exame é utilizado como forma de acesso às universidades públicas, ao Programa Universidade para Todos (ProUni) ou para obtenção do certificado de conclusão do Ensino Médio.

Horário das provas

As provas do Enem começam às 13 horas no horário de Brasília, que segue o horário de verão. Portanto, em Recife o exame começa às 12 horas (meio dia). Os portões de acesso abrem uma hora antes – às 11 horas da manhã.

No sábado (22), os candidatos terão 4h30min para realizar as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Já no domingo (23), as provas serão de Linguagens e Códigos, Redação e Matemática, com duração de 5h30min.

Locais das provas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do Enem, recomenda ao candidato olhar com antecedência, no site do instituto, o endereço do local de prova para o qual foi designado. A dica é chegar com pelo menos uma hora de antecedência. Caso você ainda não saiba onde fica localizado seu prédio, faça isso até amanhã (sexta-feira – 21 de outubro de 2011), a fins de saber o tempo de percurso e qual melhor transporte para você fazer a prova.

Documentos necessários

Para realizar a prova do Enem, de acordo com as regras estabelecidas pelo Inep, é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Se o candidato tiver perdido o documento, deve apresentar Boletim de Ocorrência (B.O.) com data de, no máximo, 90 dias anterior.

Veja quais os documentos aceitos pelo Inep:

– Cédula de Identidade ou RG, emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
– Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros;
– Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação;
– Carteira de Trabalho e Previdência Social;
– Certificado de Reservista;
– Passaporte;
– Carteira Nacional de Habilitação com foto.

Materiais permitidos

De acordo com o regulamento do Enem, o único material que o candidato pode levar para a prova é caneta esferográfica de tinta preta, que seja fabricada em material transparente. O uso de caneta de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão de respostas.

Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira terão de ser depositados na embalagem porta objetos, que será distribuída a todos os participantes e guardada em baixo da carteira. Caso o candidato insista em usar esses materiais, ele poderá ser eliminado do exame.

Portanto, evitem problemas e aborrecimentos desncessários antes da prova. Só será perimitido o uso de caneta preta com coro transparente.

Atenção com o caderno de provas!

Antes de iniciar o exame, o candidato deve verificar se o caderno de provas contém a quantidade de questões indicadas no cartão de respostas dele. Além disso, o participante deve marcar a opção correspondente à cor da capa do caderno e transcrever, nos cartões resposta, a frase apresentada na capa do caderno de questões.

ATENÇÃO! Caso haja algum problema com o seu caderno de questões e/ou com a folha de resposta, comunique o fiscal e aguarde a notificação do mesmo para saber como melhor proceder. Qualquer eventualidade sempre comunique o fiscal, para não ter problemas no decorrer da prova.

Dicas para a Redação

A redação do Enem deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação problema e de subsídios oferecidos para que o participante desenvolva uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.

Para não zerar a redação, o candidato não pode escrever menos que 8 linhas. Caso contrário, será considerado erro de “Texto Insuficiente”. Linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões também são desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.

Prova de língua estrangeira

O candidato deve ficar atento para responder as questões da mesma prova de língua estrangeira que escolheu no momento da inscrição. O Inep lembra que não é permitido trocar a opção feita na inscrição no momento da prova.

Resultados

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site do Inep até o terceiro dia útil seguinte ao de realização das últimas provas. Ou seja, até no máximo quarta-feira (26).

Quanto aos resultados individuais, os participantes poderão acessá-los a partir de 4 de janeiro de 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

Caso candidato ainda tenha alguma dúvida sobre as provas pode ligar para o número 0800.616161.

O Esquadrão do Conhecimento deseja a todos uma excelente prova!! Fé e calma sempre!