Tags

, , , ,

Segue abaixo o Gabarito das Questões de Radioatividade

1.A duração do efeito de alguns fármacos está relacionada à sua meia-vida, tempo necessário para que a quantidade original do fármaco no organismo se reduza à metade. A cada intervalo de tempo correspondente a uma meia-vida, a quantidade de fármaco existente no organismo no final do intervalo é igual a 50% da quantidade no início desse intervalo.

O gráfico anterior representa, de forma genérica, o que acontece com a quantidade de fármaco no organismo humano ao longo do tempo. (F.D. Duchs e Cher I. Wannma. Farmacologia Clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992, p.40)

  A meia-vida do antibiótico amoxicilina é de 1 hora. Assim, se uma dose desse antibiótico for injetada às 12h em um paciente, o percentual dessa dose que restará em seu organismo às 13h30 será aproximadamente de:

   a) 10%  b) 15%         c) 25%      d) 35%       e) 50%

Comentários:
Das 12 horas até às 13:30 h, decorreram 1 hora e meia que equivale a 1 tempo e meia de meia vida. Relacionando no gráfico, tem-se 35% de percentual.
2. O lixo radioativo ou nuclear é resultado da manipulação de materiais radioativos, utilizados hoje na agricultura, na indústria, na medicina, em pesquisas científicas, na produção de energia etc. Embora a radioatividade se reduza com o tempo, o processo de decaimento radioativo de alguns materiais pode levar milhões de anos. Por isso, existe a necessidade de se fazer um descarte adequado e controlado de resíduos dessa natureza. A taxa de decaimento radioativo é medida em termos de um tempo característico, chamado meia-vida, que é o tempo necessário para que uma amostra perca metade de sua radioatividade original. O gráfico seguinte representa a taxa de decaimento radioativo do rádio-226, elemento químico pertencente à família dos metais alcalinos terrosos e que foi utilizado durante muito tempo na medicina.

As informações fornecidas mostram que

(A) quanto maior é a meia-vida de uma substância mais rápido ela se desintegra.

(B) apenas 1/8 de uma amostra de rádio/226 terá decaído ao final de 4.860 anos.

(C) metade da quantidade original de rádio-226, ao final de 3.240 anos, ainda estará por decair.

(D) restará menos de 1% de rádio/226 em qualquer amostra dessa substância após decorridas 3 meias-vidas.

(E) a amostra de rádio-226 diminui a sua quantidade pela metade a cada intervalo de 1.620 anos devido à desintegração radioativa.

Comentário:

A desintegração radioativa decorre no intervalo de 1620 anos (tempo de meia vida), de acordo com o gráfico. Logo, o item correto é a letra E.

 

3. Na música “Bye, bye, Brasil”, de Chico Buarque de Holanda e Roberto Menescal, os versos

“puseram uma usina no mar
talvez fique ruim pra pescar”


poderiam estar se referindo à usina nuclear de Angra dos Reis, no litoral do Estado do Rio de Janeiro. No caso de tratar-se dessa usina, em funcionamento normal, dificuldades para a pesca nas proximidades poderiam ser causadas:


a) pelo aquecimento das águas, utilizadas pela refrigeração da usina, que alteraria a fauna marinha.
b) pela oxidação de equipamentos pesados e por detonações, que espantariam os peixes.
c) pelos rejeitos radioativos lançados continuamente no mar, que provocariam a morte dos peixes.
d) pela contaminação por metais pesados dos processos de enriquecimento do urânio.
e) pelo vazamento de lixo atômico colocado em tonéis e lançado ao mar nas vizinhanças da usina.

Comentários:

Em uma usina nuclear ocorre o aquecimento da água que ao evaporar, permite a movimentação das turbinas que geram eletricidade e o resfriamento do reator. A tecnologia utilizada é conhecida como PWR (no português a sigla quer dizer reator  água pressurizada).  Por isso ela precisa ser construída próxima a um rio ou mar, onde exista água em abundância. Com o aumento da temperatura da água, isto poderia ocasionar  a mortandade de peixes, ocasionado pela elevação da temperatura.

4. Em 6 de julho de 1945, no estado do Novo México, nos Estados Unidos, foi detonada a primeira bomba atômica. Ela continha cerca de 6 kg de plutônio e explodiu com a força de 20.000 toneladas de explosivo TNT (trinitrotolueno). A energia no nuclear, no entanto, também é utilizada para fins mais nobres como curar doenças, através de terapias de radiação. Em relação à energia nuclear, indique a alternativa incorreta:

a) Raios α (alfa) possuem uma baixa penetração na matéria, e os núcleos que emitem estas partículas perdem duas unidades de número atômico e quatro unidades de número de massa.

b) Raios α (alfa) são formados por um fluxo de alta energia de núcleos de hélio, combinações de dois prótons e dois nêutrons.

c) Raios γ (gama) são uma forma de radiação eletromagnética, que não possuem massa ou carga sendo, portanto, menos penetrantes que as partículas α (alfa) ou β (beta).

d) Partículas β (beta) são elétrons ejetados a altas velocidades de um núcleo radioativo e possuem uma massa muito menor que a massa de um átomo.

e) Partículas β (beta) são mais penetrantes que as partículas α (alfa), e a perda de uma única dessas partículas produz um aumento de uma unidade no número atômico do núcleo que a emitiu.

Comentários:

A radiação gama possui alto poder de penetração por ser uma radiação eletromagnetica (não possui massa nem carga), logo o item incorreto é a letra C.