Tags

,

Uma redação bem feita pode garantir a aprovação no vestibular da mesma forma que uma nota ruim nesse quesito pode enterrar de vez todas as chances de sucesso de um candidato. Conheça os dez erros mais comuns nas redações e não perca esses pontos tão preciosos.
1) Tipo de texto: Fique bem atento ao que é pedido na prova de redação. Não troque a disssertação pela narração e saiba os requisitos para escrever um carta.
2) Fuga do texto: Leia atentamente o enunciado e escreva exatamente o que foi pedido. Não troca o tema de uma redação; isso pode levar á anulação da redação.
3) Linguagem oral: A redação do vestibular exige o uso da norma culta da língua portuguesa. Evite expressões coloquiais ou gírias.
4) Linguagem rebuscada: As redações devem evitar palavras rebuscadas pois elas podem deixar seu texto sem fluência nem clareza.
5) Erros de português: Fique atento à grafia das palavras e, em caso de dúvida, troque a palavra ou reformule a frase.
6) Evite clichês: Não use provérbios, frases feitas ou expressões clichês. Isso kostra falta de originalidade e deixa o texto menos articulado.
7) panfletagem: Boas redações trazem argumentos e evitam qualquer tipo de radicalização. Não use expressões como “devemos nos unir” no seu texto.
8) Citações: Evite o emprego de frases de “famosas” ditas por alguma personalidade como, por exemplo, “eu sei que nada sei”, de Sócrates, a não se

portugues

r que tenham relação om o texto. Na dúvida, não use.
9) Excesso de informação: Faça um texto claro, apenas com o que foi pedido. Seja seletivos e saiba  que u uso de uma grande quantidade de informações pode

 

 prejudicar a coesão do texto.
10) Abuso de redundância: Não deixe seu texto andarem círculos. Textos enormes e com ideias repetidas comprometem qualquer nota e qualquer prova.
Diretamente do site do GUIA DO ESTUDANTE.