Tags

, ,

Diretamente do site do Cespe/UnB.

As provas serão aplicadas em consórcio com a Fundação Cesgranrio. Mais uma vez, o Centro será o responsável pela correção de todas as redações

Ciléia Pontes – Da Assessoria Técnica de Comunicação do Cespe/UnB

O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB) e a Fundação Cesgranrio assinaram, no último dia 20 de agosto, o contrato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010, nos dias 6 e 7 de novembro. O extrato de contrato do consórcio foi publicado nesta terça-feira (24/8) no Diário Oficial da União.

O Cespe/UnB será responsável pela aplicação das provas no Distrito Federal e em mais 13 estados: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rondônia, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins. A aplicação de provas nas demais unidades da federação será de responsabilidade da Fundação Cesgranrio (Em Pernambuco, as prova são de responabilidade da Cesgranrio). São mais de 4,6 milhões de estudantes inscritos em todo o país.

O diretor-geral do Cespe/UnB, Ricardo Carmona, explica que, devido à antecedência com que foi anunciada a contratação do consórcio para aplicação do Exame, foi possível fazer um planejamento maior e, por isso, há uma melhor estruturação para este ano. “Nossa intenção é que a aplicação do Enem 2010 seja ainda melhor que a dos anos passados”, enfatizou.

ATRIBUIÇÕES – O valor total a ser pago ao consórcio para aplicação do Exame é de R$ 128.542.405,12, sendo 47% destinado a cobrir os custos da Fundação Cesgranrio e 53% para cobrir os custos do Cespe/UnB. O contrato do Inep com as duas organizadoras prevê a elaboração do plano logístico de aplicação, processamento das inscrições, preparação do material necessário à realização das provas e distribuição dos Correios, correção das provas objetivas, digitalização de cartões-resposta das provas objetivas, das redações, das listas de presença e dos relatórios de ocorrência, transferência dos dados ao Inep e realização de análises estatísticas dos dados.

REDAÇÃO – Assim como ocorreu em 2009, o Cespe/UnB será o responsável pela correção de todas as redações (A UFPE utilizará a nota da redação do ENEM para sua seleção, bem como a prova de linguas). Após digitalizados, os textos serão armazenados em um sistema seguro de correção criado pelo Centro. A correção será feita por professores de Língua Portuguesa cadastrados pelo Cespe/UnB e pelo Inep. Depois de selecionados, eles serão capacitados pelo Centro e terão acesso ao sistema de correção de qualquer parte do país. Para garantir a segurança e a qualidade da correção, os corretores serão monitorados e avaliados em tempo real por supervisores do Cespe/UnB.

PROVAS OBJETIVAS – As provas objetivas serão corrigidas eletronicamente, por meio de imagem digitalizada. A tarefa inclui procedimentos como digitalização das folhas de resposta em ambiente seguro, leitura e conferência das informações e geração de banco de dados. No entanto, o cálculo final da nota das provas objetivas, que será feito com base na Teoria de Resposta ao Item, ficará a cargo do Inep.

SEGURANÇA – Cada local de prova contará com uma equipe de profissionais, que ficará responsável pelo bom andamento do exame, composta de coordenador e assistente de aplicação, pelo menos dois fiscais por sala, fiscais de banheiro, fiscais de corredor, além de equipe de segurança. Após a aplicação e no mesmo dia, todo o material de prova (cartões-resposta e redação, atas de sala, folhas de frequência etc.) será novamente transportado pelos Correios e entregue ao consórcio, que o armazenará em local seguro.

Outras medidas de segurança serão adotadas pela área de inteligência do Cespe/UnB, mas, por questão de segurança, não podem ser divulgadas. Além disso, todo o processo contará com a participação das Polícias Militares, da Polícia Federal e das Forças Armadas.

PRAZOS – A entrega do banco de dados contendo a análise estatística dos itens da prova objetiva e as notas das redações serão entregues pelo consórcio 65 dias após a aplicação do Exame.


FIQUEM LIGADOS!! E continuem estudando!!


Esquadrão do Conhecimento.