Tags

, , , ,

FERAS!! VESTIBULAR DA UFPE NO SEGUNDO SEMESTRE!!

Direto do JC Online

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) divulgou mudanças para o Vestibular 2010.2, que será realizado até julho, uma vez que o segundo semestre letivo de 2010 começa em agosto. Serão utilizadas apenas questões com proposição de múltipla escolha, ficando de fora as questões abertas e numéricas (V ou F). O exame do meio do ano será para os cursos de engenharia do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), câmpus Recife, e as licenciaturas em física, matemática e química, do Centro Acadêmico do Agreste, em Caruaru. Esses cursos tiveram vagas ociosas no último vestibular.

As vagas para os cursos a distância oferecidos pela UFPE também serão disputadas no Vestibular 2010.2. São oferecidas as licenciatura em letras – português (polos Ipojuca, Limoeiro, Pesqueira, Trindade, Jaboatão dos Guararapes e Recife), letras – espanhol (Garanhuns, Surubim, Tabira, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Recife) e matemática (polos Garanhuns, Surubim, Tabira, Jaboatão dos Guararapes e Recife).

São 233 vagas para as engenharias e 40 vagas para cada curso oferecido em Caruaru. Para a modalidade a distância serão disponibilizadas 850 vagas, sendo 300 para letras – português; 300 para letras – espanhol e 250 para matemática.
Os cronogramas com prazos e valor de inscrição, datas das provas e resultados dos vestibulares serão divulgados depois.

O vestibular para engenharias segue o modelo do Vestibular 2010 da UFPE, tendo o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como primeira fase e provas específicas elaboradas pela Covest (Comissão de vestibular) na segunda etapa. A nota do último Enem valerá 45% da média final. Os outros 55% serão conquistados com o desempenho em quatro provas (matemática, física, química e redação, além de duas questões discursivas de português).

Não haverá teste de língua estrangeira. Como as questões não serão abertas, o tempo de aplicação também foi reduzido. Ao invés de 4 horas e meia, os feras terão quatro horas para responder o exame. Segundo Ana Cabral, pró-reitora acadêmica da universidade, provavelmente os alunos farão a redação, duas discursivas e química no primeiro dia. Física e matemática ficariam para o segundo, mas ainda não foi confirmado.

A seleção do Centro Acadêmico do Agreste vai dispensar o Enem, sendo aplicada uma única etapa em dois dias consecutivos de provas. As questões poderão ser respondidas em até quatro horas e meia. No primeiro dia, redação, duas discursivas, português (gramática e literatura), língua estrangeira, história e geografia. No segundo, provas de física, química, matemática e biologia.

INGRESSO EXTRAVESTIBULAR – O câmpus de Caruaru também terá ingresso extravestibular externo, que usará as mesmas provas do vestibular de meio de ano, com pesos específicos para cada curso, nos mesmos dias e horários. O ingresso extravestibular é voltado para estudantes de outras universidades que tenham cursado, no mínimo, 25% e, no máximo, 60% da carga horária do curso de origem. Os portadores de diploma graduados nos últimos cinco anos também podem concorrer ao processo.